Qual vinho combina com filé mignon num jantar romântico
13/09/2025
(Foto: Reprodução) Vai fazer um jantar romântico e preparar um filé mignon? Você sabe qual é o vinho certo para acompanhar essa carne nobre e macia? Veja algumas dicas para encontrar o par perfeito.
A melhor opção são vinhos tintos de corpo médio a encorpado, pois o filé mignon é uma carne muito delicada que aceita bem vinhos tintos não muito potentes.
Boas escolhas são vinhos de Pinot Noir, especialmente de regiões mais frias, como Borgonha na França, Vale de Limarí no Chile, ou ainda das maiores altitudes de Mendoza.
Mas você pode optar também por um Merlot ou um Syrah sem passagem por barrica ou com, no máximo, um amadurecimento curto, de até 6 meses, em carvalho. Eles realçam a carne sem ofuscar, mantendo a elegância.
O Cabernet Sauvignon sem muita madeira também pode ser boa pedida, sobretudo se o filé for servido com acompanhamentos mais robustos, como um molho de cogumelos, por exemplo.
Se você gosta de Pinot Noir, mas quer provar algo diferente, experimente vinhos de Nebbiolo, a uva tinta icônica do Piemonte, no noroeste da Itália. Confira a seguir 5 rótulos de diferentes regiões que combinam com filé mignon.
Norton Altura Pinot Noir
Divulgação
Produzido a 1.600 m no Vale do Uco, o Norton Altura Pinot Noir apresenta aromas florais que lembram violetas, com interessantes notas de cerejas. Em boca, revela ótima acidez e taninos macios.
Amadureceu por 6 meses em tanques de concreto. Acompanha risotos e massas. A safra 2023 recebeu 94 pontos no guia Descorchados.
Truffle Hunter Leda Langhe DOC Rosso
Divulgação
O terroir do Langhe, no Piemonte, produz alguns dos melhores vinhos da Itália, como o Truffle Hunter Leda Langhe DOC Rosso. A Langhe DOC é a apelação de alguns excelentes tintos que são elaborados fora das áreas DOCG.
Este tinto apresenta aromas que lembram frutas vermelhas maduras. Em boca, é muito saboroso, macio e equilibrado.
Amadureceu por 6 meses em barricas francesas. Combina com queijos, massas e risotos.
Carolina Gran Reserva Cabernet Sauvignon
Divulgação
Vinho chileno da centenária vinícola Santa Carolina com aromas de frutas pretas maduras e frutas vermelhas, como framboesa e mirtilo, com toques de alcaçuz e madeira. Em boca, é encorpado, apresenta alta acidez, taninos finos, toques de pimenta e final longo.
Amadureceu por 8 meses em barricas de carvalho francês e, posteriormente, estagiou na garrafa. Combina com massas encorpadas, carnes vermelhas, carnes de caça, ensopados e queijos maturados.
Le Clos de Reynon Tinto
Divulgação
Le Clos de Reynon Tinto é um vinho francês de alta gama, assinado pela renomada vinícola Denis Dubourdieu Domaines. É elaborado com as melhores uvas tintas da margem direita de Bordeaux – Merlot, Cabernet Sauvignon e Petit Verdot.
Apresenta aroma frutado e floral, com notas de menta e pimenta-preta. Em boca, é saboroso, equilibrado, com taninos macios e de boa persistência. Apresenta potencial de guarda.
Amadureceu por 12 meses em barricas de carvalho francês. Acompanha aves e carnes vermelhas.
Mil Historias Syrah
Divulgação
Mil Historias Syrah é um vinho tinto vegano produzido na Espanha com as melhores uvas Syrah na região da Manchuela. É complexo e com toques amadeirados.
No nariz, apresenta aromas de frutas vermelhas e negras, com notas de especiarias. Estruturado, com taninos macios e longo final. Amadureceu por 4 meses em barrica de carvalho francês.
Harmoniza com carnes de caça, pratos condimentados e queijos como Roquefort.
BEBA MENOS, BEBA MELHOR.