Prefeito diz que cidade do Paraná atingida por tornado terá que ser reconstruída
08/11/2025
(Foto: Reprodução) Tornado no Paraná: Prefeito diz que cidade deverá ser reconstruída
O prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Sezar Augusto Bovino, disse neste sábado (8) que a cidade terá que ser reconstruída após a passagem de um tornado. Na região, seis pessoas morreram e pelo menos 750 ficaram feridas, segundo o Governo do Estado. Cinco mortes aconteceram em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava.
Devido à gravidade da situação, o prefeito afirmou que levantamentos sobre o total de pessoas afetadas e sobre o prejuízo da cidade só devem ser consolidados neste domingo (9).
Rio Bonito do Iguaçu, que tem 14 mil habitantes e fica no centro-sul do Paraná, foi atingida por um tornado que alcançou o índice EF3, numa escala que vai até cinco, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do estado (Simepar). Os ventos chegaram a 250 km/h e, segundo a Defesa Civil, cerca de 90% da cidade ficou destruída.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PR no WhatsApp
O número exato de desabrigados e desalojados no estado ainda está sendo levantado, mas segundo balanço preliminar da Defesa Civil, milhares de pessoas tiveram que sair de casa devido aos estragos dos temporais.
O governo do estado decretou luto oficial de três dias em todo o Paraná devido à tragédia, e estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu.
Com isso, o governo estadual pode adotar procedimentos emergenciais, como a dispensa de licitações, a mobilização imediata de recursos e o pedido de apoio federal para a cidade.
União: Saiba como ajudar Rio Bonito do Iguaçu
Tornado devastou Rio Bonito do Iguaçu (PR)
Ari Dias/AEN
Mais vítimas
O governo do estado divulgou, no início da tarde deste sábado (8), que as equipes de socorro estavam tentando resgatar pelo menos uma pessoa presa embaixo de escombros. Até a última atualização desta reportagem, o nome dela não havia sido divulgado.
A operação de resgate conta com apoio de equipes do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), inclusive com uso de cães.
O coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto, subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, destacou que com o avanço dos trabalhos na cidade, o número de vítimas pode aumentar.
“Nossas equipes disseram que encontraram um cenário de guerra. Temos uma equipe no local trabalhando com cerca bombeiros de várias regiões do Paraná na busca e resgate de pessoas. Nossa prioridade é a busca e o salvamento neste momento”, disse.
Tornado: mais de 750 moradores de Rio Bonito do Iguaçu foram atendidos em hospitais de cidades vizinhas
LEIA TAMBÉM:
Destruição em Rio Bonito do Iguaçu foi causada por tempestade classificada como 'supercélula', diz governo
Vídeos mostram destruição em Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná
Governo federal planeja enviar ajuda humanitária para Paraná após destruição por tornado
Equipes mobilizadas
Tempestade gera destruição em Rio Bonito do Iguaçu. Imagem cedida: Gilmar Zánotto
O governador Ratinho Junior informou em nota que a Defesa Civil e as forças de segurança estão mobilizadas e acompanham as cidades atingidas pelas tempestades. Ele embarcou para um voo para a cidade às 6h deste sábado.
"A Defesa Civil e as nossas forças de segurança estão em alerta, mobilizadas e acompanhando as cidades atingidas pelas fortes tempestades. Nossa solidariedade a toda a população das regiões afetadas. Seguimos em atenção permanente", publicou nas redes sociais.
O governo federal também está acompanhando os trabalhos de resgate.
'Parece filme', diz prefeito de cidade atingida por tornado no Paraná
Vídeos mais assistidos do g1 Paraná:
Leia mais notícias em g1 Campos Gerais e Sul